Cristo Redentor
Um post ao Cristo Redentor, estava faltando, né?
Sou carioca e amo o Rio (hoje em dia moro no interior), é maravilhoso avistá-lo... de longe... de perto... de cima ou de baixo. Mais maravilhoso é o nosso Senhor Jesus Cristo que com certeza inspirou essa grande obra que traduz lindamente a nossa religiosidade.
Você sabia?
A história do Corcovado data do século XVI, quando os colonizadores portugueses batizaram a montanha de Pico da Tentação, uma referência a um monte bíblico.
No século XVII o monte é rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda (corcova).
Em 1824, Dom Pedro I lidera uma expedição ao topo do Corcovado, abrindo um caminho para o cume.
Em 1859 o Pe. Pedro Maria Boss sugere à Princesa Isabel que seja construído um monumento religioso no alto do Corcovado.
Em 1882 Dom Pedro II autoriza a construção da Estrada de Ferro do Corcovado.
A extensão total da ferrovia é de 3800 metros.
Somente em 1921 é retomada a idéia do Padre Maria Boss de construir um monumento religioso, na ocasião para comemorar-se o centenário da independência do Brasil.
A pedra fundamental da construção é lançada em 4 de Abril de 1922.
A estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921, quando foi organizada a "Semana do Monumento" — uma campanha para recolher contribuições dos católicos.
No entanto, as doações só começaram 10 anos depois quando oArcebispo Dom Sebastião Leme passou a coordená-la.
Os primeiros esboços do Cristo foram feitos pelo pintor Carlos Oswaldo, que o imaginou carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos, sobre um pedestal que simbolizaria o mundo.
Mas foi a população carioca que optou pela forma da imagem do Redentor de braços abertos, como ela é hoje conhecida no mundo inteiro.
Finalmente, em 1931 é inaugurada oficialmente a Estátua do Cristo Redentor.
O desenho da estátua é de Carlos Oswald e a execução do escultor francês Paul Maximilian Landowski. As escadas rolantes e os elevadores são de 2003. Em 2007 o Cristo Redentor foi declarado uma das 7 Maravilhas do Mundo.
Você também vai gostar de ver:
Nenhum comentário:
Postar um comentário