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PRODE
Projeto
Diocesano de Evangelização
LEITURA
ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA - OUTUBRO DE 2012¹
“Creio
em Deus”
Ef 3, 14-21
Animador: No mês de julho já tínhamos começado na Leitura Orante a
reflexão sobre o primeiro artigo do Credo: “Creio em Deus Pai Todo-Poderoso ,
criador do céu e da terra.” A nossa reflexão estava centrada no Deus Único, mas Uno e Trino. Na
Leitura Orante de hoje vamos continuar a nossa reflexão sobre o Deus Uno e
Trino. A Santíssima Trindade não é simplesmente para entender, mas para
contemplar, experimentar sua ação de amor e misericórdia em nós. Esta vida divina
“habita” em nós, pois fomos batizados em nome da Trindade. Deus é sempre maior
que a nossa cabeça. Se ele coubesse direitinho na nossa cabeça, não seria Deus.
Entretanto, este mistério impenetrável pelo homem, nos foi plenamente revelado em Jesus Cristo. Cantemos
para iniciar este nosso encontro.
Canto
inicial
Animador: Sentados. “O mistério da Santíssima Trindade
é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo.
É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os
ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na hierarquia das
verdades de fé. (CIC 234)
Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como
era no princípio agora e sempre. Amém.
Animador: “Toda a História da Salvação não
é senão a história da via e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único,
Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une ai os homens
que se afastam do pecado.” (CIC 234)
Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no
princípio agora e sempre. Amém.
Animador: O apóstolo Paulo, mediante o seu encontro com a pessoa de
Jesus Cristo, descobre nele próprio a presença da Santíssima Trindade. Ele
reconhece que a consciência desta presença não vem das suas capacidades
intelectuais, mas é obra e revelação da salvação realizada em Jesus Cristo. Hoje
nós vamos rezar e dar graças com o apóstolo Paulo. Quem sabe até poderemos
descobrir mais sobre a presença da Trindade em nós.
·
Invocação
ao Espírito Santo
·
Proclamação
da Palavra Ef 3,14-21 (todos em pé)
·
10
minutos para ler e reler individualmente na Bíblia, notando sempre o que mais
lhe tocou (sentados)
·
Proclamação
novamente da Palavra Ef 3,14-21(todos em pé)
·
Partilha
(sentados). Cada um, com muita simplicidade, diga o que Deus está lhe dizendo
com esta Palavra.
·
Proclamação
novamente da Palavra Ef 3,14-21(todos em pé)
·
5
minutos de oração silenciosa (sentados)
·
Preces
espontâneas (em pé)
Canto (escolhido pela equipe de preparação
da Leitura Orante)
Animador: (CIC 253) “Não professamos três
deuses, mas um só Deus em três pessoas.
Todos: A Trindade é una.
Animador: “As pessoas divinas não dividem entre si a única
divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro.”
Todos: A Trindade é una.
Animador: “O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho
é aquilo que é o Pai. o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho.
Todos: Eles são um só Deus por
natureza.”
Animador: Entretanto, as pessoas divinas não são
a mesma coisa. “Deus é único, mas não solitário.” Cada pessoa da Santíssima
Trindade é distinta da outra.
Todos: “O Pai não é o Filho, e aquele
que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai e o
Filho.” (Cf. CIC 254)
Animador: Escutemos, atentos, o ensinamento de S. Gregório
Nazianzeno, que viveu no século IV na região da Capadócia. Ele está ensinando
os que serão batizados, isto é, os que serão “mergulhados” na Trindade.
Leitor: “Antes de todas as coisas, conservai-me
este bom depósito, pelo qual vivo e combato, com o qual quero morrer, que me
faz suportar todos os males e desprezar todos os prazeres: refiro-me à
profissão de fé no Pai e no Filho e no Espírito Santo. Eu vo-la confio hoje. É
por ela que daqui a pouco vou mergulhar-vos na água e vos tirar dela. Eu vo-la
dou como companheira e dona de toda a vossa vida. dou-vos uma só Divindade e
Poder, que existe Una nos Três, e que contém os Três de maneira distinta.
Divindade sem diferença de substância ou de natureza, sem grau superior que
eleve ou grau inferior que rebaixe... A infinita conaturalidade é de três
infinitos. Cada um considerado em si mesmo é Deus todo inteiro...Deus os três
considerados juntos. Nem comecei a pensar na Unidade, e a Trindade me banha em
seu esplendor. Nem comecei a pensar na Trindade, e a unidade toma conta de
mim.” (Cf in CIC 256)
Animador: Realmente é difícil compreender tudo de uma vez. A
Trindade não se compreende simplesmente, mas se experimenta. Hoje, ao invés de
rezarmos o Pai Nosso, vamos rezar uma oração à Santíssima Trindade, composta
pela Beata Elisabete da Trindade, monja carmelita francesa, que nasceu em 1880
e morreu em 1906. Ela, na sua breve vida, experimentou o adorar a Deus em
espírito e verdade, e experimentou em sua vida a glória da Trindade. Quando se
experimenta a glória da Trindade, mesmo na solidão do claustro vive-se a
comunhão com todas as pessoas no amor de Deus.
Todos: Ó meu Deus, Trindade que adoro,
ajudai-me a esquecer-me inteiramente para firmar-me em Vós, imóvel e pacífica,
como se a minha alma já estivesse na eternidade: que nada consiga perturbar a
minha paz nem fazer-me sair de Vós, ó meu Imutável, mas que cada minuto me leve
mais longe na profundidade do vosso Mistério! Pacificai minha alma! Fazei dela
o vosso céu, vossa amada morada e o lugar do vosso repouso. Que nela eu nunca
vos deixe só, mas que eu esteja aí, toda inteira, completamente vigilante na
minha fé, toda adorante, toda entregue à vossa ação criadora.
Animador: Vamos viver agora o momento da
contemplação da Leitura Orante. Sentados e em silêncio, por alguns minutos,
vamos pensar naquilo que concretamente Deus nos está pedindo com a Palavra que
hoje nos deu.
(Após 3 minutos de silêncio, o animador
convida os irmãos e irmãs a rezarem novamente a oração de Elisabete da
Trindade. Terminada a oração dá-se o abraço da paz e canta-se um canto final)
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Projeto
Diocesano de Evangelização
LEITURA
ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA - OUTUBRO DE 2012²
“Creio em Deus PAI ”
Mt 11, 25-30
Animador: No último encontro da Leitura Orante
aprendemos que Jesus é a plenitude da Revelação. Sem Ele não saberíamos coisa
alguma sobre o Deus da nossa fé: o Deus Uno e Trino. Somente com a Revelação de
Jesus é que sabemos mais sobre as Pessoas do Pai e do Espírito Santo. Na
Leitura Orante de hoje veremos um aspecto da Revelação do Pai. Jesus é por
excelência o Filho do Pai. Uma vez que recebemos o seu Espírito no Batismo, por
adoção, também nos tornamos “filhos do Pai que está nos céus”.
Canto
inicial
Animador: “Jesus revelou que Deus é Pai num sentido inédito: não o
é somente enquanto criador, mas é eternamente Pai em relação a seu Filho único,
que só é eternamente Filho em relação a seu Pai: “Ninguém conhece o Filho senão o Pai,
e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser
revelar.” (CIC 240)
Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao
Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.
Animador: “...seguindo a Tradição Apostólica, a Igreja no ano de
325, no primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia, confessou que o Filho é
consubstancial ao Pai, isto é, um só Deus com Ele. O segundo Concílio
Ecumênico, reunido em Constantinopla em 381, conservou a expressão em sua
formulação no Credo de Nicéia e confessou “o Filho único de Deus, gerado do Pai
antes de todos os séculos, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado,
não criado, consubstancial ao Pai.” (CIC 242). Talvez toda esta linguagem seja dificil para a nossa
compreensão. Tudo isso quer dizer que o que Jesus fala do Pai e oferece a nós é
VERDADE, pois Ele está intimamente, desde toda a eternidade, em perfeita união
com o Pai. O nosso encontro com Jesus, ir até Ele é de suma importância, pois
Ele nos leva ao Pai. Cantemos pedindo a graça do Espírito para esta Leitura
Orante.
·
Invocação
ao Espírito Santo
·
Proclamação
da Palavra Mt 11,25-30(todos em pé)
·
10
minutos para ler e reler individualmente na Bíblia, notando sempre o que mais
lhe tocou (sentados)
·
Proclamação
novamente da Palavra Mt 11,25-30(todos em pé)
·
Partilha
(sentados). Cada um, com muita simplicidade, diga o que Deus está lhe dizendo
com esta Palavra.
·
Proclamação
novamente da Palavra Mt 11,25-30 (todos em pé)
·
5
minutos de oração silenciosa (sentados)
·
Preces
espontâneas (em pé)
Canto (escolhido pela equipe de preparação
da Leitura Orante)
.Animador: “Podemos invocar a Deus como
“Pai”, porque Ele nos foi revelado por seu Filho feito homem e porque seu
Espírito no-lo faz conhecer. Aquilo que o homem não pode conceber nem as
potências angélicas podem entrever, isto é a relação pessoal do Filho com o
Pai, eis o que o Espírito do Filho nos faz participar, nós, que cremos que
Jesus é o Cristo e cremos que somos nascidos de Deus.” (CIC 2780)
Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao
Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.
Animador: “Podemos adorar o Pai porque Ele nos fez renascer pra sua
Vida, adotando-nos como filhos em
seu Filho único: pelo Batismo, Ele nos incorpora no Corpo de
seu Cristo e, pela Unção de seu Espírito, que se derrama da Cabeça para os
membros, faz de nós “cristos”, isto é, ungidos.
Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao
Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.
Animador: “Se me conheceis também conhecereis meu Pai. Desde agora
o conheceis e o vistes. Filipe lhe diz: ‘Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos
basta!’. Diz-lhe Jesus: ‘Há tanto tempo estou convosco e tu não me conheces, Filipe? Quem me
vê, vê o Pai. Como podes dizer: “Mostra-nos o Pai!’? Não crês que estou no Pai
e o Pai está em mim?As palavras que vos digo, não as digo por mi mesmo, mas o
Pai, que permanece em mim, realiza suas obras. (Jo 14,7-10)
Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao
Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele
Animador: “Disse Jesus: Se alguém me ama,
guardará minha palavra e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele
estabeleceremos morada.” (Jo 14,23)
Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao
Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.
Animador: Ouçamos, agora, palavras de Sto. Ambrósio, bispo de
Milão, que viveu no século IV e cuja pregação foi muito importante para a
pregação de Sto. Agostinho. Trata-se de um pequeno trecho de uma catequese
feita aos que foram recentemente batizados.
Leitor: “Ó homem, não ousavas levantar teu rosto ao céu, baixavas
os olhos para a terra, e de repente recebeste a graça de Cristo: todos os teus
pecados te foram perdoados. De servo mau te tornaste um bom filho... Levanta,
pois, os olhos para o Pai que te resgatou por seu Filho e dize: Pai Nosso...
Mas não exijas nenhum privilégio. Somente de Cristo Ele é Pai, de modo
especial; para nós é Pai em comum, porque gerou somente a Ele; a nós,. ao
invés, Ele nos criou. Dize, portanto, também, tu, pela graça: Pai Nosso, a fim
de mereceres ser seu filho.”
Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao
Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.
Animador: Vamos agora viver o momento da contemplação da Leitura
Orante. Sentados e em silêncio, vamos fechar os olhos e mentalmente ou apenas
movendo os lábios, vamos fazer a seguinte invocação por 5 minutos: “Senhor
Jesus, Filho do Pai, tende piedade de mim!” Deus nos irá inspirando um
compromisso de vida em Jesus, para adorarmos o Pai e espírito e verdade.
(Após estes 5 minutos, todos em pé,
rezam o Pai Nosso, abraço da paz e canto final)
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