quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Idolatria

A partir de hoje eu não vou mais permitir que nenhum adolescente (em particular meu filho) me chame de fanática e neurótica por acordar cedo no domingo para ir à missa ou gostar de escutar músicas católicas e rezar o terço todos os dias...
Porque se eles acham normal ficar dias e noites em uma fila, correr o risco de serem pisoteados, desmaiarem, se descabelarem para poderem ter alguns momentos em frente ao seu cantor favorito, também têm que respeitar as escolhas dos mais velhos, que no meu caso é adorar ao meu único Senhor que é Jesus Cristo.
Estou falando isso porque moro bem próximo ao Engenhão, onde ontem e hoje o cantor Justin Bieber está se apresentando para milhares de adolescentes e jovens, a maioria patrocinada pelos pais que não vêem que para ser fâ, não precisa ser fanático e que idolatria é um pecado.
Nas entrevistas eu fiquei impressionada no que elas falam: que ele é lindo, é perfeito, que o adoram, que invejam a namorada dele...
Eu também fui adolescente e gostava demais dos Menudos (não riam por favor), mas gente, olhando o que está acontecendo hoje, talvez pela velocidade em que elas têm acesso às mídias, redes sociais, etc... acho que isso está tomando uma proporção preocupante!

Busquei no Catecismo alguns parágrafos que podem nos ajudar a abordar este assunto nas nossas turminhas:

§1852
A variedade dos pecados é grande. As Escrituras nos fornecem várias listas. A Carta aos gálatas opõe as obras da carne ao fruto do Espírito: "As obras da carne são manifestas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos previno, como já vos preveni: os que tais coisas praticam não herdarão o Reino de Deus" (Gl 5,19-21)".

§2097Adorar a Deus é, no respeito e na submissão absoluta, reconhecer "o nada da criatura", que não existe a não ser por Deus. Adorar a Deus é, como Maria no Magnificat, louvá-lo, exaltá-lo e humilhar-se a si mesmo, confessando com gratidão que Ele fez grandes coisas e que seu nome é santo. A adoração do Deus único liberta o homem de se fechar em si mesmo, da escravidão do pecado e da idolatria do mundo.

§2113A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro", diz Jesus (Mt 6,24). Numerosos mártires morreram por não adorar "a Besta", recusando-se até a simular seu culto. A idolatria nega o senhorio exclusivo de Deus; é, portanto, incompatível com a comunhão divina.

§2114A vida humana unifica-se na adoração do Único. O mandamento de adorar o único Senhor simplifica o homem e o livra de uma dispersão infinita. A idolatria é uma perversão do sentimento religioso inato do homem. O idólatra é aquele que "refere a qualquer coisa que não seja Deus a sua indestrutível noção de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário