quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Viver pra mim é Cristo

Pe. Fábio de Melo

Senhor, preciso Te dizer que é impossível me esquecer
Que não estou só nesta batalha entre o bem e o mal
A cada nova experiência, eu Te glorifico mais
Te ter é a maior diferença em mim

Se os bons combates eu não combater
Minha coroa não conquistarei
Se minha carreira eu não completar
De que vale a minha fé tanto guardar

Se perseguido aqui eu não for
Sinceramente um cristão não sou
A Tua glória quero conhecer
Ver a experiência de sobreviver...

Viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar

Triunfarei sobre o mal, conquistarei troféus
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar... até chegar ao céu

Se calarem o som da minha voz
Em silêncio estarei a orar
Se numa prisão me colocar
Eu vou Te adorar

Se minha família me trair
Eu vou sonhar com Deus
Viver seus planos isso é parte
De uma carreira de cristãos



O que você quer ser?
Objetivo:
Perceber o chamado à realização que Deus nos faz.

Para início de conversa:
Vamos ver a lista que vocês trouxeram das profissões mais populares. Por que vocês acham que as pessoas escolhem estas profissões?

Reflexão:
1)      Vocação e profissão:
Muitas vezes se confunde profissão com vocação. Dizemos, por exemplo: “Fulano tem vocação para ser médico”. Isto pode até ser possível, desde que ele se dedique integralmente a curar seus semelhantes, sem se preocupar com dinheiro, reconhecimento e carreira. Do contrário, trata-se de uma profissão, não de uma vocação. Ou seja, a pessoa está usando uma habilidade, um dom dado por Deus para se realizar na vida.
A vocação é um chamado para “ser”. Vive-se uma vocação 24 horas por dia, todos os dias. Quem vive sua vocação, vive para servir e para o Reino de Deus. Jamais pode deixar de segui-la, pois quem não segue sua vocação se torna infeliz.
A profissão é um chamado para “fazer”. É uma ocupação que visa a autorrealização e o sustento próprio. A pessoa pode mudar de profissão se quiser, e até perceber que se sente mais feliz em outro trabalho. É exercida durante determinado número de horas e pode deixar de ser exercida quando a pessoa se aposenta.
É importante perceber, porém, que o chamado para esta ou aquela vocação depende exclusivamente da vontade de Deus. A chave da felicidade é seguir o chamado de Deus, seja ele qual for. Diz o ditado que “Deus dá o frio conforme o cobertor”. E é verdade. Deus, que nos criou, nos conhece o suficiente para saber qual caminho nos fará felizes.

2)      Vocação e felicidade:
Cada ser humano traz consigo o sonho da felicidade. Não existe outra alternativa: viver é querer ser feliz. Os dias passam, os meses também, somam-se os anos, mas permanece conosco aquela inquietude, aquele desejo profundo... Sonhamos com a realização, com a felicidade.
            Deus quer a nossa felicidade. Foi por isso que ele nos colocou no mundo. Dotou- nos de inteligência e capacidade para que pudéssemos alcançá-la. Porém não definiu um caminho único. Deu-nos muitos caminhos e nos fez livres para escolhermos. A felicidade é o encontro da vontade de Deus com nossas buscas.
            A adolescência e a juventude são tempos propícios para se amadurecer uma ideia sobre a direção que queremos dar a nossas vidas. É a época em que geralmente decidimos que faculdade fazer, que tipo de trabalho gostáramos de ter, que rumo seguiremos. Vocação e felicidade caminham juntas. Daí a importância de acertar na escolha. Vocação é caminho. É o chamado de Deus que aguarda nossa resposta. Por trás de qualquer vocação, há sempre um chamado amoroso de Deus. Ele não determina. Ele propõe.

            As vocações específicas são:
ü  Casamento: Deus chama muitos para formar uma família e dar prosseguimento à sua obra criadora. O amor une as pessoas.
ü  Sacerdotes: Deus chama para continuar a missão de Jesus: comunicar a Boa Nova dedicar-se ao próximo e à comunidade e viver a serviço de Deus.
ü  Religiosos: Deus chama para uma experiência profunda de amor e de entrega da vida a serviços dos outros.
ü  Solteiros: Deus chama para uma vida de doação à comunidade e aos irmãos.

Atividades
1)      Vamos ler juntos 1Sm 3,1-12. Após a leitura, cada um poderá dizer o que entendeu.
2)      Formar dois grupos. Um escreve o que caracteriza a vocação, o outro, a profissão. Comparar os resultados.
3)      Dar exemplos de pessoas que seguiram suas vocações ( Irmã Dulce, Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá...). Explicar porque vocês acham que eles realmente seguiram suas vocações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário