segunda-feira, 8 de outubro de 2012


PRODE
Projeto Diocesano de Evangelização
LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA - OUTUBRO DE 2012¹

“Creio em Deus”

Ef 3, 14-21

Animador: No mês de julho já tínhamos começado na Leitura Orante a reflexão sobre o primeiro artigo do Credo: “Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra.” A nossa reflexão estava centrada no  Deus Único, mas Uno e Trino. Na Leitura Orante de hoje vamos continuar a nossa reflexão sobre o Deus Uno e Trino. A Santíssima Trindade não é simplesmente para entender, mas para contemplar, experimentar sua ação de amor e misericórdia em nós. Esta vida divina “habita” em nós, pois fomos batizados em nome da Trindade. Deus é sempre maior que a nossa cabeça. Se ele coubesse direitinho na nossa cabeça, não seria Deus. Entretanto, este mistério impenetrável pelo homem, nos foi plenamente revelado em Jesus Cristo. Cantemos para iniciar este nosso encontro.

Canto inicial

Animador: Sentados. “O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na hierarquia das verdades de fé. (CIC 234)

Todos:  Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Animador: “Toda a História da Salvação não é senão a história da via e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une ai os homens que se afastam do pecado.” (CIC 234)

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Animador: O apóstolo Paulo, mediante o seu encontro com a pessoa de Jesus Cristo, descobre nele próprio a presença da Santíssima Trindade. Ele reconhece que a consciência desta presença não vem das suas capacidades intelectuais, mas é obra e revelação da salvação realizada em Jesus Cristo. Hoje nós vamos rezar e dar graças com o apóstolo Paulo. Quem sabe até poderemos descobrir mais sobre a presença da Trindade em nós.

·         Invocação ao Espírito Santo
·         Proclamação da Palavra Ef 3,14-21 (todos em pé)
·         10 minutos para ler e reler individualmente na Bíblia, notando sempre o que mais lhe tocou (sentados)
·         Proclamação novamente da Palavra Ef 3,14-21(todos em pé)
·         Partilha (sentados). Cada um, com muita simplicidade, diga o que Deus está lhe dizendo com esta Palavra.
·         Proclamação novamente da Palavra Ef 3,14-21(todos em pé)
·         5 minutos de oração silenciosa (sentados)
·   

Preces espontâneas (em pé)

Canto (escolhido pela equipe de preparação da Leitura Orante)

Animador: (CIC 253) “Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas.

Todos: A Trindade é una.

Animador: “As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro.”

Todos:  A Trindade é una.

Animador: “O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai. o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho.

Todos:  Eles são um só Deus por natureza.”

Animador: Entretanto, as pessoas divinas não são a mesma coisa. “Deus é único, mas não solitário.” Cada pessoa da Santíssima Trindade é distinta da outra.

Todos:  “O Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai e o Filho.” (Cf. CIC 254)

Animador: Escutemos, atentos, o ensinamento de S. Gregório Nazianzeno, que viveu no século IV na região da Capadócia. Ele está ensinando os que serão batizados, isto é, os que serão “mergulhados” na Trindade.

Leitor: “Antes de todas as coisas, conservai-me este bom depósito, pelo qual vivo e combato, com o qual quero morrer, que me faz suportar todos os males e desprezar todos os prazeres: refiro-me à profissão de fé no Pai e no Filho e no Espírito Santo. Eu vo-la confio hoje. É por ela que daqui a pouco vou mergulhar-vos na água e vos tirar dela. Eu vo-la dou como companheira e dona de toda a vossa vida. dou-vos uma só Divindade e Poder, que existe Una nos Três, e que contém os Três de maneira distinta. Divindade sem diferença de substância ou de natureza, sem grau superior que eleve ou grau inferior que rebaixe... A infinita conaturalidade é de três infinitos. Cada um considerado em si mesmo é Deus todo inteiro...Deus os três considerados juntos. Nem comecei a pensar na Unidade, e a Trindade me banha em seu esplendor. Nem comecei a pensar na Trindade, e a unidade toma conta de mim.”  (Cf in  CIC 256)

Animador:  Realmente é difícil compreender tudo de uma vez. A Trindade não se compreende simplesmente, mas se experimenta. Hoje, ao invés de rezarmos o Pai Nosso, vamos rezar uma oração à Santíssima Trindade, composta pela Beata Elisabete da Trindade, monja carmelita francesa, que nasceu em 1880 e morreu em 1906. Ela, na sua breve vida, experimentou o adorar a Deus em espírito e verdade, e experimentou em sua vida a glória da Trindade. Quando se experimenta a glória da Trindade, mesmo na solidão do claustro vive-se a comunhão com todas as pessoas no amor de Deus.

Todos:  Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente para firmar-me em Vós, imóvel e pacífica, como se a minha alma já estivesse na eternidade: que nada consiga perturbar a minha paz nem fazer-me sair de Vós, ó meu Imutável, mas que cada minuto me leve mais longe na profundidade do vosso Mistério! Pacificai minha alma! Fazei dela o vosso céu, vossa amada morada e o lugar do vosso repouso. Que nela eu nunca vos deixe só, mas que eu esteja aí, toda inteira, completamente vigilante na minha fé, toda adorante, toda entregue à vossa ação criadora.

Animador: Vamos viver agora o momento da contemplação da Leitura Orante. Sentados e em silêncio, por alguns minutos, vamos pensar naquilo que concretamente Deus nos está pedindo com a Palavra que hoje nos deu.

(Após 3 minutos de silêncio, o animador convida os irmãos e irmãs a rezarem novamente a oração de Elisabete da Trindade. Terminada a oração dá-se o abraço da paz e canta-se um canto final)



PRODE
Projeto Diocesano de Evangelização
LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS - LECTIO DIVINA - OUTUBRO DE 2012²

“Creio em Deus PAI

Mt 11, 25-30

Animador: No último encontro da Leitura Orante aprendemos que Jesus é a plenitude da Revelação. Sem Ele não saberíamos coisa alguma sobre o Deus da nossa fé: o Deus Uno  e Trino. Somente com a Revelação de Jesus é que sabemos mais sobre as Pessoas do Pai e do Espírito Santo. Na Leitura Orante de hoje veremos um aspecto da Revelação do Pai. Jesus é por excelência o Filho do Pai. Uma vez que recebemos o seu Espírito no Batismo, por adoção, também nos tornamos “filhos do Pai que está nos céus”.

Canto inicial

Animador: “Jesus revelou que Deus é Pai num sentido inédito: não o é somente enquanto criador, mas é eternamente Pai em relação a seu Filho único, que só é eternamente Filho em relação a seu Pai: “Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” (CIC 240)

Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Animador:  “...seguindo a Tradição Apostólica, a Igreja no ano de 325, no primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia, confessou que o Filho é consubstancial ao Pai, isto é, um só Deus com Ele. O segundo Concílio Ecumênico, reunido em Constantinopla em 381, conservou a expressão em sua formulação no Credo de Nicéia e confessou “o Filho único de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai.” (CIC 242). Talvez toda esta linguagem seja dificil para a nossa compreensão. Tudo isso quer dizer que o que Jesus fala do Pai e oferece a nós é VERDADE, pois Ele está intimamente, desde toda a eternidade, em perfeita união com o Pai. O nosso encontro com Jesus, ir até Ele é de suma importância, pois Ele nos leva ao Pai. Cantemos pedindo a graça do Espírito para esta Leitura Orante.

·         Invocação ao Espírito Santo
·         Proclamação da Palavra Mt 11,25-30(todos em pé)
·         10 minutos para ler e reler individualmente na Bíblia, notando sempre o que mais lhe tocou (sentados)
·         Proclamação novamente da Palavra Mt 11,25-30(todos em pé)
·         Partilha (sentados). Cada um, com muita simplicidade, diga o que Deus está lhe dizendo com esta Palavra.
·         Proclamação novamente da Palavra Mt 11,25-30 (todos em pé)
·         5 minutos de oração silenciosa (sentados)
·   
Preces espontâneas (em pé)
Canto (escolhido pela equipe de preparação da Leitura Orante)

.Animador: “Podemos invocar a Deus como “Pai”, porque Ele nos foi revelado por seu Filho feito homem e porque seu Espírito no-lo faz conhecer. Aquilo que o homem não pode conceber nem as potências angélicas podem entrever, isto é a relação pessoal do Filho com o Pai, eis o que o Espírito do Filho nos faz participar, nós, que cremos que Jesus é o Cristo e cremos que somos nascidos de Deus.” (CIC 2780)

Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Animador: “Podemos adorar o Pai porque Ele nos fez renascer pra sua Vida, adotando-nos como filhos em seu Filho único: pelo Batismo, Ele nos incorpora no Corpo de seu Cristo e, pela Unção de seu Espírito, que se derrama da Cabeça para os membros, faz de nós “cristos”, isto é, ungidos.

Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Animador: “Se me conheceis também conhecereis meu Pai. Desde agora o conheceis e o vistes. Filipe lhe diz: ‘Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!’. Diz-lhe Jesus: ‘Há tanto tempo estou convosco e  tu não me conheces, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como podes dizer: “Mostra-nos o Pai!’? Não crês que estou no Pai e o Pai está em mim?As palavras que vos digo, não as digo por mi mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, realiza suas obras. (Jo 14,7-10)

Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele

Animador: “Disse Jesus: Se alguém me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada.” (Jo 14,23)

Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Animador: Ouçamos, agora, palavras de Sto. Ambrósio, bispo de Milão, que viveu no século IV e cuja pregação foi muito importante para a pregação de Sto. Agostinho. Trata-se de um pequeno trecho de uma catequese feita aos que foram recentemente batizados.

Leitor: “Ó homem, não ousavas levantar teu rosto ao céu, baixavas os olhos para a terra, e de repente recebeste a graça de Cristo: todos os teus pecados te foram perdoados. De servo mau te tornaste um bom filho... Levanta, pois, os olhos para o Pai que te resgatou por seu Filho e dize: Pai Nosso... Mas não exijas nenhum privilégio. Somente de Cristo Ele é Pai, de modo especial; para nós é Pai em comum, porque gerou somente a Ele; a nós,. ao invés, Ele nos criou. Dize, portanto, também, tu, pela graça: Pai Nosso, a fim de mereceres ser seu filho.”

Todos: Jesus nos revela o Pai. Jesus é o caminho que nos leva ao Pai. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Animador: Vamos agora viver o momento da contemplação da Leitura Orante. Sentados e em silêncio, vamos fechar os olhos e mentalmente ou apenas movendo os lábios, vamos fazer a seguinte invocação por 5 minutos: “Senhor Jesus, Filho do Pai, tende piedade de mim!” Deus nos irá inspirando um compromisso de vida em Jesus, para adorarmos o Pai e espírito e verdade.

(Após estes 5 minutos, todos em pé, rezam o Pai Nosso, abraço da paz e canto final)


Nenhum comentário:

Postar um comentário